Liberação Miofacial

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O que a liberação miofascial proporciona?

Alívio de dores (crônicas, tensionais, pós treino, patológicas, etc.), relaxamento muscular, maior mobilidade articular, mais liberdade na execução dos movimentos, melhora na capacidade de contração muscular. Além disso, temos ainda a melhora na disposição, mais flexibilidade, elasticidade e agilidade, prevenção de lesões e doenças musculares crônicas, melhor desempenho na hipertrofia, definição muscular e emagrecimento.

Para atletas, temos melhora de rendimento, maior facilidade na nutrição muscular, acelerando a remoção de metabólitos, melhora da propriocepção e consciência corporal.

Ela pode ser indicada tanto no pré quanto no pós treino, cada um para uma finalidade diferente. No pré treino é mais usada para diminuir a fadiga muscular, melhorar a flexibilidade e execução dos exercícios, e no pós treino, para redução da dor muscular e relaxamento.

Como é realizada a liberação miofascial?

É realizado por meio da manipulação dos tecidos utilizando diferentes direções de deslizamento, apoios e pressões, de acordo com a necessidade e os relatos do paciente.

O terapeuta também pode fazer uso de um rolo específico para a liberação, e da mesma forma que a manual, dosar a intensidade e a pressão que é exercida.

Já se você for realizar a auto-liberação miofascial, existem alguns equipamentos específicos que proporcionam a liberação, enquanto você usa seu peso corporal no lugar da pressão manual terapêutica: Stick (bastão), foam rollers (rolo de espuma), bolas de tênis e soft ball. Neste caso, você irá rolar a parte do corpo dolorosa, por exemplo a coluna lombar, em cima de um desses equipamentos citados; se for utilizar as bolas, é mais confortável que seja feito de pé, contra a parede, guiando a bola.

Atenção: O ideal é que a auto-liberação seja efetuada apenas nos indivíduos saudáveis, sem nenhuma lesão muscular ou mesmo indício de patologia. Nestes últimos dois casos, é necessária a atuação de um fisioterapeuta.

Liberação miofascial melhora a definição muscular?

Este é um ponto altamente comentado, mas que precisa ser fortemente analisado. A definição muscular se dá pelo maior volume muscular, somado a um baixo percentual de gordura. Em indivíduos onde isso é visível, como atletas fisiculturistas, por exemplo, a liberação miofascial melhora sim a definição muscular. Ela vai melhorar a “separação” dos músculos e deixá-los mais evidentes.

Porém, é inocência acreditar que você poderá melhorar este quadro de definição muscular, com um percentual de gordura alto, apenas fazer a liberação miofascial.

Para que a liberação miofascial ajuda na definição muscular, precisamos necessariamente de… Definição muscular!

Não espere milagres com a liberação miofascial em termos de definição muscular. Ela até ajuda em alguns casos, mas jamais fará milagres.

Precauções e contraindicações necessárias

No momento em que é feita, a liberação miofascial geralmente tende a ser dolorida, pela existência de pontos tensionados ou dolorosos devido aos vários motivos citados anteriormente. No entanto, a sensação de alívio que a sucede é tanta, que vale a pena todo o esforço.

Entretanto, esse fato faz com que tenhamos cuidado ao manipular ou indicar a liberação para algumas pessoas que possuam hipersensibilidade vascular ou intolerância à dor, por exemplo. Sempre lembrando do quesito individualidade, ninguém reage da mesma forma ao mesmo estímulo, afinal, são organismos diferentes e isso exige cautela em tudo que se trata de corpo humano.

Agora que você já sabe sobre como funciona a liberação miofascial, que tal melhorarmos seu treino? Com minha consultoria online fitness, você pode ter melhores resultados e melhorar consideravelmente seus resultados. Bons treinos!

REFERÊNCIA:

RÊGO, Elvyna Melo; et al. Efeitos da Liberação Miofascial Sobre a Flexibilidade de um Paciente com Distrofia Miotônica de Steinert. 2012.

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